A guerra da inovação em modelos de negócios ferve mais do que nunca entre as grandes lojas virtuais. Depois da gigante chinesa Alibaba usar drones para entregar pedidos, a multinacional do comércio eletrônico Amazon registra o inusitado pedido de patente “Providing services related to item delivery via 3D manufacturing on demand”, com o qual visa abrir caminho para uma fábrica móvel, que funcionaria em um caminhão equipado com uma impressora 3D.
Na prática, o sistema da Amazon teria a seguinte sequência:
1. Compra: um e-consumidor visualiza um dos links patrocinados para e-commerce da Amazon, clica sobre ele e é enviado ao site onde faz a compra do produto desejado;
2. Fabricação: os dados inseridos no site pelo e-consumidor são enviados para a fábrica móvel mais próxima, onde o produto é impresso em 3D;
3. Entrega: enquanto o produto é fabricado, o caminhão se dirige para o local de entrega assinalado pelo e-consumidor durante a compra.
Esta fábrica móvel, evidentemente, trabalharia sob um sistema Just-in-time, cuja característica é a manufatura, armazenagem e transporte de produtos na medida exata, sem acúmulos e desperdícios de materiais, tempo e espaço, o que amplia o mercado e gera mais lucro para a companhia.
Se for implementado, este sistema tem potencial para revolucionar o mercado de e-commerce que, atualmente, tem na logística e no frete um dos principais fatores de engajamento de clientes.