A loja chinesa, que é atualmente uma das maiores lojas online do mundo, Alibaba, iniciou na quarta-feira (4/fev/2015) alguns testes de distribuição de pedidos com o uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), mais conhecido no Brasil como drone.
Ao todo, a empresa pretende fazer 450 entregas de pacotes de chá de gengibre da marca Taobao por meio de quadcópteros (drones com quatro hélices) nas cidades de Guangzhou, Xangai e Pequim.
Nos testes, as aeronaves decolam com os pacotes de chá e se encaminham até um local próximo da residência de cidadãos selecionados ao acaso em uma das três cidades citadas anteriormente. Uma vez lá, a mercadoria é recolhida por funcionários dos Correios, que fazem a entrega final.
Talvez leve um bom tempo para que esse tipo de entrega seja realmente implantado, uma vez que ela requer regulação do espaço aéreo, o que não é feito da noite para o dia. No entanto, este é um bom exemplo de como as grandes empresas trabalham constantemente para otimizar o modelo de negócios com a finalidade de aumentar o poderio do seu e-commerce e vencer os concorrentes.
Uma vez que o Alibaba valide a entrega por drones na China, eles se tornarão os pioneiros nesta técnica e a história mostra que os pioneiros raramente são superados, pois o público associa emocionalmente a marca da empresa ao feito.
Decerto, até as agências de Marketing Digital e as agências de e-commerce terão que se adaptar ao novo tipo de entrega. Elas precisarão desenvolver novos discursos e criar peças de propaganda que explicitem as vantagens do serviço.