O simpático desenho acima é um dos meus preferidos, o mundialmente famoso Pato Donald. Donald está sempre em busca de alguma atividade que o faça ganhar alguns dólares. Porém, Donald não tem a sorte de seu primo Gastão e muito menos é um imã de dinheiro como seu Tio Patinhas.
Mas acredito que o maior problema é que Donald é um pato, sim, um pato. Os patos são animais que voam, correm e nadam mas não fazem nenhuma dessas três atividades de forma excelente.
Reza a lenda que um dia a floresta estava em pânico por conta de um caçador que estava aterrorizando a todos os animais. Na beira de um lago conversavam o peixe, a águia, o coelho e o pato.
Com exceção do pato, todos estavam muito preocupados. O peixe dizia que assim que avistasse o tal caçador nadaria com toda a sua força, a águia voaria o mais alto que pudesse e o coelho correria sem olhar para trás. O pato com um certo ar de superioridade se dizia muito tranquilo pois era possuidor de todas aquelas habilidades.
Certo dia o caçador surge por entre as árvores. O peixe mergulhou o mais fundo que pôde, a águia alçou vôo e chegou rapidamente à mais alta das montanhas e o coelho partiu em disparada e nem sua sombra ficou visível. E o nosso amigo Pato? Infelizmente o nosso simpático amigo pagou o pato.
A Complexidade de ser uma excelente Plataforma de E-commerce:
No mundo das agências e das plataformas de e-commerce e principalmente no caso das plataformas tenho visto alguns exemplos da síndrome do pato.
No mercado brasileiro, que possui muitas particularidades em comparação com o restante do mundo, temos muitas opções de agências digitais e plataformas de e-commerce e isso é muito bom. Algumas agências são exclusivamente agências de e-commerce, outras oferecem uma gama maior de soluções mas no caso das agências são atividades relacionadas e elas conseguem manter uma excelente qualidade de atendimento.
Já no mundo das plataformas, esse assunto é um pouco mais delicado e não há espaço para plataformas Donald. E por qual motivo? Uma plataforma de e-commerce é composta por muitos detalhes que já são complexos por si só. Temos o banco de dados, a arquitetura da informação, o código back end que deve ser extremamente otimizado e muitos outros de extrema importância.
Mas ter todas as atividades de um e-commerce com o mesmo fornecedor não é muito mais cômodo?
Um exemplo simples de comodidade é fazer compras em um shopping. Temos muitas opções de lojas, temos a praça de alimentação, o cinema e tudo mais. Mas apesar de toda essa comodidade, você quase sempre vai acabar pagando mais caro e terá menos poder de escolha. E a verdade é que comodismo não combina com um projeto de e-commerce.
Há alguns anos houve uma moda do site oficial de uma empresa ser inteiramente apontado para a sua fan page do Facebook. Um erro estratégico que por sorte foi apenas uma moda passageira já que o Facebook praticamente matou o alcance orgânico das postagens e hoje sem pagar você não consegue se comunicar com seus seguidores. Ou seja, a base de fans (ou clientes) é do Facebook e não sua.
Abaixo listo alguns pontos que devem estar nas mãos das águias e não do pato:
LAYOUT
O layout é o primeiro contato que seu possível comprador terá ao acessar a sua loja virtual. O layout de uma loja virtual deve ser personalizado e exclusivo, deve contar a história da sua empresa de forma única e com muita elegância e profissionalismo. A arquitetura da informação deve estar clara, os produtos devem ser facilmente encontrados e a experiência de compra deve ser encantadora. Acredite, isso lhe economizará muito dinheiro já que a taxa de conversão é um dos maiores desafios de todo e-commerce e é fato que um layout bem desenhado faz a loja vender mais.
Além disso, o layout deve ter os seus códigos otimizados para que o tempo de carregamento seja ágil e seguindo todas as boas práticas indicadas pelo Google para uma melhor indexação no ranking do famoso buscador.
E somente uma plataforma com o CMS inteiramente livre lhe dará a liberdade de criação através de uma agência de e-commerce especialista na criação de interfaces com o cliente. Já imaginou a cada pequena alteração você estar sempre em uma fila de chamados? Ou pior, o layout de sua loja virtual ser só mais um entre tantos outros concorrentes já que foi uma cópia modificada de outras lojas já previamente criadas pela plataforma? A sua loja merece um layout personalizado e exclusivo, acredite em mim.
EXTENSIBILIDADE
A plataforma de e-commerce deve dar a liberdade da sua agência evoluir o seu layout com ferramentas que são exclusivas para a sua loja virtual. Um exemplo é a loja Flicka Kids que vende chupetas com o nome das crianças e os pais e mães tem a opção de ver em tempo real como será essa personalização. Veja como isso funciona clicando aqui. Essa ferramenta aumentou muito a taxa de conversão e o faturamento da loja. Algo simples mas só possível devido à liberdade que a plataforma nos oferece na extensibilidade de suas funcionalidades.
ECOSSISTEMA DE FORNECEDORES
Uma excelente plataforma de e-commerce deve possuir em torno de si um grande e capacitado ecossistema de empresas parceiras seja para a criação de um layout para a loja virtual, um sistema de ERP para o controle burocrático da empresa, passando por fornecedores de métodos de pagamento, frete, anti fraude e outros.
Isso porque cada empresa tem a sua especialidade e negociando separadamente com cada uma delas é possível obter grandes vantagens competitivas que ao estar nas mãos de um único fornecedor é perdida. E liberdade de escolha é algo que não podemos abrir mão quando estamos falando de negócios.
Imagine que hoje a plataforma pato te ofereça tudo por um valor muito atraente. Ela te oferece a plataforma, a implantação do projeto, o “layout”, sim entre parênteses porque na maioria dos casos é um template reaproveitado e isso é uma heresia se tratando de experiência do usuário, além disso, caso você queira evoluir esse layout com uma agência já conhecida não poderá, pois ninguém pode abrir a caixa preta do CMS e realizar as alterações. A plataforma pato também te oferece a intermediação do pagamento e o anti fraude e só falta te levar chá nos dias frios. E a plataforma pato não se cansa, ela te oferece ainda o Marketing Digital, sim, ela é o Super Pato.
Mas pense na seguinte situação: Você não ficou muito feliz com o layout da sua loja, ou o valor cobrado por tudo isso está inviável. Ou pior, além de ser caro, o anti fraude está bloqueando a maioria das vendas e a sua taxa de conversão está muito abaixo da media nacional. Se você tivesse a liberdade de escolher outros fornecedores o seu problema estaria resolvido já que as taxas cobradas pelo cartão tendem a ser mais baixas na medida que as vendas acontecem e assim com tudo que envolve o ecossistema de e-commerce, o poder de negociação deve estar sempre nas mãos do lojista e não o contrário.
EVOLUÇÃO
Esse é um outro ponto que deve sempre ser considerado antes da escolha da sua plataforma de e-commerce. Uma excelente plataforma está sempre em evolução pois, não adianta ser a melhor hoje, tem de ser a melhor sempre e isso exige melhoria contínua e somente uma plataforma focada em manter o seu core de funcionamento em ampla evolução é capaz de lhe entregar essa excelência.
ÁGUIA OU PATO? TEM QUE DECIDIR
Na minha modesta opinião é muito comparado a um médico, existem os clínicos gerais que sabem ser generalistas e ao se deparar com um problema mais grave fazem o encaminhamento a um profissional especialista que poderá apontar o melhor caminho a ser seguido. Eu me sinto muito mais seguro nas mãos de um bom profissional que estuda e respira determinado assunto. O clínico geral é importante mas é apenas uma parte de todo o processo. Por isso temos os cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e assim por diante.
Então antes de escolher os seus fornecedores de tecnologia e marketing digital para e-commerce pense se você quer ter ao seu lado as águias ou o pato.