Escrevi este artigo pensando em você que é ou pretende ser o diretor ou a diretora de uma loja virtual, pois entendo que saber os motivos pelos quais os consumidores compram pela internet é muito importante para o seu sucesso. Leia e reflita, portanto, sobre alguns desses motivos:
– Comodidade
Não é necessário perder horas no trânsito caótico para comprar produtos. Basta ligar o notebook, o desktop, o smartphone ou o tablet para isso.
– Diversidade
É possível comprar quase todo tipo de produto via e-commerce. Uma única loja virtual pode ter um uma Long Tail inviável para uma loja física.
– Economicidade
A competitividade entre os lojistas virtuais joga os preços para baixo, isto é, para patamares menores do que os das lojas físicas.
– Comparabilidade
Na internet, os consumidores podem pesquisar e comparar não apenas os produtos, mas também as lojas virtuais com facilidade.
– Praticidade
Tudo nas lojas virtuais pode ser acessado por meio de um botão e, por isso, é mais rápido e prático encontrar um determinado produto.
– Acessibilidade
As lojas físicas abrem entre 8 e 12 horas por dia. Já as lojas virtuais têm as portas abertas 24 horas por dia, todos os dias do ano.
– Liberdade
Enquanto nas lojas físicas o vendedor faz pressão para o consumidor comprar, nas lojas virtuais há mais liberdade e tempo para escolher.
– Comunicabilidade
Consumidores podem reprovar, elogiar, indicar e-produtos e e-serviços uns aos outros rapidamente, o que não há como fazer nas lojas físicas.
Seja você um empreendedor novato no ramo ou um empresário e-commerce de longa data, cuide para otimizar estes 8 aspectos em sua loja virtual, pois assim será possível fidelizar os consumidores atuais e conquistar novos.