Lançada há pouco tempo, a 37ª edição da pesquisa WebShoppers realizada pela consultoria Ebit revela os detalhes do e-commerce brasileiro e aponta o que os consumidores pensam acerca dos marketplaces.
O que é marketplace?
Marketplace é um sistema de negócio que comporta várias lojas virtuais em uma mesma plataforma ou, na definição dos consultores da Ebit, “loja virtual que permite a venda de produtos de lojas parcerias”.
Fatores que levam às compras em marketplaces
Por que o consumidor procura os marketplaces para fazer compras? De acordo com o estudo Webshoppers 37 existem ao menos 7 fatores que levam os consumidores a comprarem em lojas parceiras, são eles:
• Melhor preço: 74%
• Mais variedade: 53%
• Disponibilidade de produto: 29%
• Mix de produtos mais abrangente: 27%
• Frete mais barato: 17%
• Melhor prazo de entrega: 14%
• Atendimento ao consumidor: 9%
Na mesma pesquisa, 7% dos respondentes disseram que não veem vantagens em comprar nesse tipo de plataforma e 5% foram classificados com o termo “outros”.
As pessoas não sabem o que é marketplace
O relatório WebShoppers 37 reforça o parecer da pesquisa feita pelo site Reclame Aqui ao demonstrar que os consumidores não sabem o que é marketplace. Dos entrevistados dos consultores do Ebit, 57% disseram que desconhecem o termo.
Dos que disseram que conhecer o termo, só 62% acertaram seu significado.
No mesmo estudo foi perguntado qual foi a experiência do consumidor ao comprar em uma loja parceira, ao que:
• 46% disseram “ótima”
• 43% “boa”
• 7% “razoável”
• 2% “ruim”
• 2% “péssima”
Dentre os itens que geraram maior satisfação entre os consumidores em marketplaces estão os seguintes:
• Qualidade dos produtos: 83% de satisfação
• Mix de produtos: 81%
• Preço dos produtos: 78%
E dentre os itens que geraram maior insatisfação temos:
• Frete: 16%
• Entrega no prazo: 14%
• Acompanhamento do pedido: 13%
Educar para o marketplace
No contexto do Inbound Marketing, é papel do lojista virtual educar seus consumidores e com isso prepara-los para as compras. Essa educação deve levar em conta também o marketplace.
Uma das maneiras de deixar seus consumidores mais informados acerca das plataformas de lojas parceiras é criar conteúdo para o seu canal de vídeo e blog e-commerce. Use essas mídias para explicar ao seu público o que é e quais as vantagens desse tipo de negócio para eles e obtenha mais engajamento.