7 fatores que levam o consumidor a comprar em marketplaces

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Pesquisa da Ebit revela os detalhes do mercado e-commerce de lojas parceiras

Preço baixo está entre as vantagens das compras em marketplaces

Preço baixo está entre as vantagens das compras em marketplaces

Lançada há pouco tempo, a 37ª edição da pesquisa WebShoppers realizada pela consultoria Ebit revela os detalhes do e-commerce brasileiro e aponta o que os consumidores pensam acerca dos marketplaces.

O que é marketplace?

Marketplace é um sistema de negócio que comporta várias lojas virtuais em uma mesma plataforma ou, na definição dos consultores da Ebit, “loja virtual que permite a venda de produtos de lojas parcerias”.

Fatores que levam às compras em marketplaces

Por que o consumidor procura os marketplaces para fazer compras? De acordo com o estudo Webshoppers 37 existem ao menos 7 fatores que levam os consumidores a comprarem em lojas parceiras, são eles:

Melhor preço: 74%

Mais variedade: 53%

Disponibilidade de produto: 29%

Mix de produtos mais abrangente: 27%

Frete mais barato: 17%

Melhor prazo de entrega: 14%

Atendimento ao consumidor: 9%

Na mesma pesquisa, 7% dos respondentes disseram que não veem vantagens em comprar nesse tipo de plataforma e 5% foram classificados com o termo “outros”.

As pessoas não sabem o que é marketplace

O relatório WebShoppers 37 reforça o parecer da pesquisa feita pelo site Reclame Aqui ao demonstrar que os consumidores não sabem o que é marketplace. Dos entrevistados dos consultores do Ebit, 57% disseram que desconhecem o termo.

Dos que disseram que conhecer o termo, só 62% acertaram seu significado.

No mesmo estudo foi perguntado qual foi a experiência do consumidor ao comprar em uma loja parceira, ao que:

• 46% disseram “ótima”

• 43% “boa”

• 7% “razoável”

• 2% “ruim”

• 2% “péssima”

Dentre os itens que geraram maior satisfação entre os consumidores em marketplaces estão os seguintes:

• Qualidade dos produtos: 83% de satisfação

• Mix de produtos: 81%

• Preço dos produtos: 78%

E dentre os itens que geraram maior insatisfação temos:

Frete: 16%

• Entrega no prazo: 14%

• Acompanhamento do pedido: 13%

Educar para o marketplace

No contexto do Inbound Marketing, é papel do lojista virtual educar seus consumidores e com isso prepara-los para as compras. Essa educação deve levar em conta também o marketplace.

Uma das maneiras de deixar seus consumidores mais informados acerca das plataformas de lojas parceiras é criar conteúdo para o seu canal de vídeo e blog e-commerce. Use essas mídias para explicar ao seu público o que é e quais as vantagens desse tipo de negócio para eles e obtenha mais engajamento.