Como melhorar os resultados da sua loja virtual? O primeiro passo é livrar-se da “Achologia” e medir com precisão matemática esses resultados, pois ao saber exatamente onde você está poderá planejar o futuro com mais qualidade.
Para fazer uma medição precisa é possível recorrer a algumas ferramentas como:
– Google Analytics: software grátis do Google que visa mensurar a quantidade de visitas, a localização geográfica de cada uma delas, a taxa de rejeição (Bounce rate) e outras dezenas de parâmetros.
– Facebook Insights: aplicativo integrado à maior rede social do planeta, muito eficiente para medir acessos, interesses e engajamentosdos internautas aos artigos e campanhas postados na sua fanpage.
– WMS:se você tem um armazém próprio, um software Warehouse Managemente System (WMS) lhe ajudará a medir e controlar as entradas e saídas de mercadorias com mais eficiência.
– ERP:um software Enterprise Resource Planning (ERP) possibilita medir e organizar todos os dados e processos de uma empresa. Ele pode integrar lojas físicas e lojas virtuais, o que aumenta ainda mais a precisão.
– Teste A/B:ferramenta contida no Google Analytics e em plataformas e-commerce como a Vtex, por exemplo, o Teste A/B permite medir a eficiência de páginas web semelhantes e, assim, optar pela melhor delas.
– E-mail Marketing:os softwares de E-mail Marketing possibilitam que você desenvolva o seu Funil de Vendas e, além disso, permitem a medição de um grande volume de dados de acessos, rejeições e conversões.
Os dados e as estatísticas obtidos por meio dessas ferramentas podem ser anexados ao seu Simulador de Cenário de Negócios e à Buyer Persona que representa o seu público-alvo. Fazer isso, por sinal, facilita ainda mais a visualização dos resultados e a tomada de decisões.