O Censo do Micro e Pequeno Empreendedor Virtual lançado recentemente pela Loja Integrada expõe que 53% das empreendedoras de e-commerces são formadas em algum curso superior e outras 23% têm curso superior incompleto. Ao que parece, o conhecimento é importante no ramo.
Apesar de ter sido produzido a partir das respostas de apenas 303 pequenas empresárias que atuam provavelmente sob o regime de Microempreendedor Individual, este Censo mostra que perder o medo de abrir uma loja virtual é o primeiro passo para a evolução no setor.
A ampliação teórica e prática do conhecimento que a criação de uma loja virtual proporciona melhora a visão dessas mulheres empreendedoras acerca da área de e-commerce em geral e lhes aumenta a possibilidade de, quem sabe, criar um site e-commerce “outlier: fora de série” no futuro, quando já tiverem mais experiência.
Além dessa informação, o Censo também revela outros aspectos do cotidiano, das atividades e da vida dessas empresárias. Confira:
– Idade
– 43% têm entre 20 e 29 anos
– 38% têm entre 30 e 39 anos
– Estado Civil
– 51% são casadas
– 44% são solteiras
– Filhos
55% não têm filhos
45% têm filhos
– Tempo e forma de dedicação
36% se dedica apenas ao site e-commerce
46% têm um emprego que conciliam com o comércio eletrônico
52% possuem uma loja virtual há menos de um ano
30% dedicam 1 a 3 horas diárias ao site e-commerce
20% dedicam 5 a 8 horas diárias ao site e-commerce
46% trabalham sem ajudantes
19% trabalham com o cônjuge
13% trabalham com a ajuda de parentes
– Classe econômica
28% são da Classe C
27% são da Classe D
18% são da Classe E
– Investimento
56% fizeram um investimento inicial de R$ 1.000,00
– Satisfação com o empreendimento
71% são mais felizes depois de terem lançado uma loja virtual
De acordo com o Censo, as mulheres empreendedoras entrevistadas usam como estratégia de divulgação de seus produtos e lojas virtuais as ferramentas E-mail Marketing, Facebook e Google Adwords, que (segundo elas) geram um bom retorno em vendas.