51 boas ideias para divulgar a sua loja virtual

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Mostre seu e-commerce na internet, nas rádios, nas TVs, nos jornais, nas revistas, nos prospects impressos, nas ruas e muito mais!

Divulgar-Loja-Virtual

Existem centenas de formas de publicidade que você poderá usar para divulgar loja virtual e, hoje, gostaria de apresentar 51 delas. Use-as para publicar depoimentos, anúncios, entrevistas, demonstrações, treinamentos e outras ações que exponham os seus produtos e a sua marca. Aqui vão elas:

NA INTERNET

Um dos melhores meios de divulgação da atualidade, a internet tem um público cada vez maior ano a ano. Por isso, a publicidade neste canal cresce proporcionalmente. Para se ter uma ideia, conforme pesquisa “The CMO Survey 2015 ” realizada pela Duke University, o Marketing Digital terá 14,7% mais investimentos em 2016.

Confira a seguir alguns meios de publicidade na internet:

SEO para e-commerce
• Plataforma de cursos EAD que ensinam como usar produtos
Links patrocinados para e-commerce
• E-books sobre as vantagens e benefícios dos produtos
E-mail Marketing para e-commerce com funil de vendas
• Canal no YouTube com vídeos demonstrativos de produtos
Comparadores para e-commerce
Anúncios na internet em sites, blogues e portais (Marketing de Display)
• Anúncios em redes sociais
• Infográficos sobre uso, benefícios e características de produtos

JORNAIS E REVISTAS IMPRESSOS

A menos que divulgue a sua loja virtual em jornais e revistas regionais e bastante restritos, você terá que desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. Veja a Tabela de Preços de Publicidade da Folha de S.Paulo, por exemplo, para ter uma ideia. Ao investir valores como estes em campanhas de links patrocinados para e-commerce, os seus resultados poderão ser muito melhores.

No entanto, caso você queira fazer um teste de retorno de investimento com anúncios em jornais e revistas, considere estas possibilidades:

• Anúncio nos classificados
• Publicidade em edições regionais
• Produtos que viram notícia com o serviço de Assessoria de Imprensa
• Encartes
• Anúncio na sobrecapa
• Anúncio na quarta-capa
• Publicidade em 3D
• Anúncio na cinta de papel-cartão usada para “abraçar” o jornal ou revista
• Publicidade em folhas perfumadas
• Origamis que saltam das páginas

RÁDIO E TV

Igualmente aos jornais e revistas, os anúncios em rádios e TVs são bastante custosos, o que você poderá analisar por meio das tabelas de preços disponíveis no site Jovedata (clique nos logos dos canais para ter acesso às tabelas).

Aqui, algumas formas possíveis de anúncios nestas mídias:

• Produção de jingles (publicidade cantada)
• Produção de spots (publicidade falada) com uma única voz
• Produção de spots com diálogo entre dois ou mais locutores
• Mensagens dramatizadas, com história e personagens
• Mensagens com efeitos sonoros
• Patrocínio de programas
• Patrocínio de novelas
• Patrocínio de filmes
• Comerciais de TV
• Produtos que viram notícia com o serviço de Assessoria de Imprensa

PROSPECTS IMPRESSOS

Este tipo de mídia ainda está em voga e funciona bem quando o assunto é fidelização, uma vez que os brindes como chaveiros e calendários, por exemplo, são uma forma de presente que os clientes adoram receber.

Confira algumas oportunidades nesta área:

• Chaveiros
• Ímãs
• Adesivos
• Calendários
• Agendas
• Cartões de visita
• Mala-direta
• Marcadores de livros
• Folders
• Panfletos

NA RUA

As ruas ainda são um bom lugar para divulgar loja virtual, apesar de este tipo de publicidade ter sido restringido em algumas cidades como São Paulo, por exemplo. Aqui vão algumas ideias:

• Boca a boca provocado por polêmica como a do vestido Roman Originals
• Outdoor
• Faixas
• Carro de som
• Fachada em loja física
• Totem com logotipo da empresa na loja física
• Painel retroiluminado para pontos de ônibus ou frentes de lojas
• Painéis digitais
• Grafite
• Anúncio em relógio/ termômetro urbano

Ah… em tem a ideia 51, não me esqueci. Esta se refere a criar uma campanha com 5 tipos de publicidades diferentes, uma em cada área listada acima, e verificar quais delas geraram mais valor para o seu e-commerce. Que tal?