Site responsivo é o nome dado ao conjunto de páginas reunidas em um determinado domínio, as quais (ao contrário das páginas de sites fixos) possuem um layout flexível, isto é, que se molda e se adapta às telas pequenas dos smartphones e tablets e às telas grandes de notebooks, PCs e Smart TVs, entre outras tecnologias.
Essa adaptabilidade do site responsivo confere algumas vantagens para você que é dono de um site e-commerce, observe:
1. Melhor atendimento:
Imagine os seus consumidores que dão uma olhada em um produto da sua loja virtual na tela de uma Smart TV à noite e, no dia seguinte, voltam a analisar o mesmo item em um PC. Mais tarde, no carro, eles retornam, mas usando um tablet e, por fim, na hora do almoço, verificam a mesma página a partir de um smartphone.
Note que, além do tamanho da tela, cada uma dessas tecnologias pode ter um navegador diferente, contudo, o seu site responsivo se molda a esses elementos e oferece uma visualização perfeita em todos os casos, o que se traduz em melhor atendimento.
2. Melhor usabilidade:
Pense em um site fixo que é apresentando da mesma forma tanto em uma tela de 21 polegadas quanto em uma tela de 5 polegadas. Pense na dificuldade de acessar os botões e no número de zooms que serão necessários para que você possa realizar essa simples tarefa. Isso não ocorre com um site responsivo, pois ele se molda proporcionalmente às telas e oferece mais facilidade para acessar botões, links e formulários, entre outros recursos.
3. Mais interação:
A melhor usabilidade gera também mais interação. Com botões fáceis de usar, os seus consumidores poderão compartilhar informações valiosas do seu blog e-commerce ou diretamente de uma de suas páginas de produtos para redes sociais como o Facebook, Twitter e Pinterest, por exemplo. E mais: a adaptabilidade às telas expõe os caracteres do conteúdo no tamanho certo em qualquer mídia, o que facilita a leitura.
4. Melhor ranqueamento SEO:
As tecnologias de pesquisas na internet como o Google e o Yahoo, entre outras, não apenas valorizam como incentivam a utilização da responsividade em sites. De acordo com a política desses motores de buscas, os sites responsivos têm preferência no ranqueamento dos resultados de pesquisas.
5. Mais vendas:
Devido às soluções que facilitam o atendimento, a usabilidade, a interação e o ranqueamento, os sites responsivos aumentam as suas chances de converter os seus visitantes em compradores.
O uso de tecnologia responsiva em sua loja virtual é fundamental principalmente para alcançar e envolver os consumidores que estão cada vez mais utilizando as tecnologias móveis. De acordo com a 36ª edição do estudo WebShoppers, do Ebit, o mobile já representa 24,6% de todas as vendas do mercado e-commerce. Portanto, já na implantação de e-commerce procure por plataformas que ofereçam essa possibilidade, pois dessa forma você não terá que realizar uma custosa migração no futuro.