O investimento em SEO aumenta em 13 vezes o número de visitas e em 6 vezes o número de clientes no e-commerce, revelou a pesquisa “E-commerce Trends 2017” da Rock Content. Logo, um administrador de lojas virtuais como você não pode se dar ao luxo de dispensar esse recurso.
Uma vez, porém, que se proponha a empregar o SEO em seu negócio e-commerce, você terá que realizar otimizações constantes, dentre as quais as que explico a seguir, confira:
• Verificar a qualidade do Link Building:
O Link Building melhora o ranqueamento de um site. Muitos backlinks, no entanto, podem ser prejudiciais para a sua loja virtual. Eles podem se tratar, por exemplo, de uma campanha negativa para destruir a reputação do seu negócio. Para se livrar disso, use ferramentas como o Google Disavow Links, que possibilita que você rejeite links externos nocivos.
• Analisar o Mobile:
Acompanhamos as recentes notícias de que o Google tem otimizado seu código para priorizar a classificação de sites fáceis de usar a partir de tecnologias móveis, os chamados Mobile Friendly. Portanto, fique atento e faça testes de compatibilidade, responsividade, velocidade, entre outros, regularmente.
• Atualize a lista de palavras-chave:
As palavras-chave têm período de vida útil. Muitas delas funcionam bem somente em um determinado período. Outras podem estar prestes a ter um aumento na procura. Sendo assim, meça o desempenho delas, verifique as tendências, faça comparações e otimizações sempre.
• Cheque a tríade SEO mais importante:
A tríade SEO mais importante a ser analisada é aquela que compreende a Taxa de Conversão, a Taxa de Rejeição e a Taxa de Cliques. Ao verificar e tabelar essas métricas com frequência, você poderá avaliar o SEO do seu blog e-commerce e da sua loja virtual e realizar correções mais precisas e rápidas.
• Examinar as otimizações passadas:
Você tem que ter um método científico de análise e se livrar pouco a pouco da “Achologia”. Por isso, procure sempre anotar as otimizações que realizou para que, assim, você possa revê-las no futuro e fazer comparações para saber se elas estão ou não no caminho certo.
Aproveite que o seu interesse pelo assunto despertou agora e leia também o artigo “16 dicas rápidas e eficientes de SEO para e-commerce” e tenha acesso a várias formas de trabalhar o SEO on Page e o SEO off Page.
Se, contudo, você não puder ou não tiver tempo para realizar essas otimizações, eu recomendo a contratação de uma equipe, isto é, recomendo que você terceirize o serviço de SEO. Como revela a pesquisa Rock Content, o investimento vale a pena.