5 Passos Para o Planejamento de marketing digital

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O planejamento de marketing digital pode ser o fator determinante para o sucesso do seu projeto de e-commerce.

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Para a sua empresa realizar uma excelente campanha de marketing digital e, consequentemente estar corretamente inserida no ambiente virtual, é indispensável que seja realizado um detalhado planejamento de marketing digital, podendo, ainda, ser considerado como o primeiro passo para que o seu negócio venha a obter o sucesso através da utilização da internet.

 

A seguir, abordaremos um passo a passo muito simples que visa lhe ajudar a conseguir planejar a inserção da sua marca na internet, através de um correto planejamento de marketing digital.

Passo 1: Pesquisa

Para começar a elaborar o seu planejamento de marketing digital, o primeiro passo a ser adotado é realizar uma minuciosa pesquisa acerca de tudo o que envolve o seu mercado. Nesse sentido, a sua empresa deve estar municiada de informações como as novas tendências do mercado, qual o posicionamento dos principais concorrentes e como eles vêm se comunicando no ambiente virtual, além de tentar reconhecer quais são as necessidades e o perfil dos seus consumidores e prospects.

Passo 2: Objetivos

Como em qualquer documento corporativo, é indispensável que consiga se reconhecer quais são os objetivos que o seu negócio almeja atingir a partir da utilização da internet.

Desta forma, definir objetivos como conversão em vendas, aumentar o número de visitas ao seu site, prospectar dados dos consumidores e etc., devem ser apontados durante o planejamento de marketing digital.

Passo 3: Ferramentas

O início do planejamento propriamente dito, ou seja, do texto que virá a considerar tudo o que será feito para atingir determinados objetivos, é a elaboração das ferramentas que serão utilizadas para que se consiga desempenhar a campanha comunicacional da melhor forma possível.

As ferramentas de uma campanha de marketing digital dizem respeito ao seu site e às suas funções, a inserção da sua marca nas redes sociais, à utilização ou não de um blog e etc. Assim, nesta etapa devem ser apontadas todas as ferramentas que serão utilizadas durante a campanha de marketing digital.

Passo 4: Estratégias

Para cada uma das ferramentas decididas no passo anterior, devem ser elaboradas nesta etapa, as estratégias de utilização que serão adotadas para que se consiga atingir os objetivos. Para exemplificar, se você decidiu que vai utilizar o Facebook, como uma das ferramentas, nesta etapa você deve definir a estratégia, ou seja, “o como” ela será utilizada, com que frequência, através de quantos posts por dia e etc. E assim para cada uma das formas de divulgação decididas anteriormente.

Passo 5: Elementos estruturais e Monitoramento do desempenho

Por elementos estruturais entende-se que o seu planejamento de marketing digital deva contemplar itens como cronograma, bem como todo o texto que deva ser utilizado com a finalidade de auxiliar todos os processos que deverão ser utilizados durante a realização da campanha comunicacional.

Além disso, também devem ser apontados os procedimentos que serão utilizados para que se consiga monitorar o desempenho das ferramentas comunicacionais adotadas. Por exemplo, se um dos seus objetivos é aumentar o tráfego em seu site, a aplicação do Google Analytics torna-se indispensável e assim por diante.

Contudo, apresentamos neste texto cinco passos simples que podem lhe ajudar a redigir um documento tão importante como é o caso do planejamento de marketing digital, considerando que este seja uma espécie de guia a ser utilizado pela sua empresa durante toda a inserção da sua marca no ambiente virtual, para que, desta forma, a sua empresa consiga atingir o sucesso através da utilização da internet.