Os links patrocinados para e-commerce são um dos melhores recursos para fazer com que as pessoas encontrem com praticidade exatamente o que buscam na internet. As palavras-chave que elas usam para procurar soluções para diferentes problemas de seus cotidianos, por sua vez, são a mais pura expressão de seus desejos.
Por isso, saber como as pessoas fazem pesquisas no Google e Bing, entre outros buscadores, e entender os desejos por trás delas é fundamental para o sucesso de um e-commerce.
Mas como e onde ter este conhecimento? A reposta é por meio das ferramentas de palavras-chave, que demonstram quais, como, onde, quando e quantas vezes cada termo foi pesquisado na internet.
Só o Google tem várias ferramentas de palavras-chave, entre elas a Suggest (autocomplete), a Trends, a Correlate, o Analytics, o Webmaster e a Adwords Key Tools. Mas além destas, gostaria de compartilhar outras 5 que são tão boas quanto. Confira:
1. Keywordtool: gera até 750 sugestões para uma palavra-chave base. Trabalha com os motores de busca do Google, YouTube, Bing e App Store. Conta com suporte para 129 domínios do Google, o que lhe permite “caçar” termos-chave em vários idiomas. Basicamente, esta ferramenta é uma “máquina de descobrir desejos”;
2. Wordtracker: apresenta o volume de pesquisa, a concorrência (que define o custo de cada palavra-chave nas campanhas de links patrocinados), os termos com melhor potencial (mais volume e menos competição), entre outras informações;
3. BrowSeo: ferramenta concebida para SEO, mas que pode ser usada para analisar as palavras-chave utilizadas pelos concorrentes. Verifica as heading tags, meta tags, textos alternativos e muito mais;
4. Keyword Discovery: apresenta as 100 melhores variações para uma palavra-chave com resultados baseados em todas as pesquisas realizadas nos últimos 12 meses em todos os principais motores de busca do mundo;
5. Join Words: combina vários termos inseridos por você em três campos e gera uma lista rápida de palavras-chave, que podem ser exportadas via arquivo “.csv” para outras ferramentas para análise de volume de buscas, concorrência e custo, entre outras métricas. Ideal para trabalhar com Long Tail para e-commerce .
Antes de começar a usar estas ferramentas, porém, recomendo a leitura de “10 dicas para escolher palavras-chave para links patrocinados”, onde você aprenderá alguns truques e sacadas que poderão aumentar as suas chances de sucesso na sua loja virtual.