O Instagram é um aplicativo de rede social para fotos, vídeos e transmissões ao vivo com presença em quase todo o mundo. No Brasil, ele conta com aproximadamente 35 milhões de usuários ativos, um público-alvo que não pode ser desprezado pelos empreendedores e administradores de e-commerce como você.
Comprado por Mark Zuckerberg em 2012, o Instagram atualmente integra-se ao Facebook, o que facilita a propagação de conteúdos de Marketing da sua loja virtual em ambas as redes sociais com mais praticidade.
Dotado dos filtros de imagens que lhe deram um enorme status no mundo, o Instagram possui também outros recursos que você deve aprender a explorar para divulgar o seu e-commerce com eficácia, confira:
1. Use um perfil para empresas:
As contas para empresas do Instagram vêm com um botão “Contatos”, que pode expor o número de telefone, bem como o endereço físico e eletrônico da sua loja. Além disso, você terá acesso às estatísticas dos visitantes, as quais lhe ajudarão a otimizar os seus posts.
2. Trabalhe com as fotos:
Se você tem um colaborador que entende de fotografias, então mantenha um estúdio de fotografia na sua empresa para que ele possa trabalhar. Caso contrário, contrate uma empresa que produza fotos para e-commerce. Essa é a primeira boa regra para se dar bem no Instagram. Evite as fotos amadoras, pois elas poderão jogar a reputação do seu e-commerce na lata do lixo.
3. Produza vídeos:
A mesma dica das fotos serve para os seus vídeos. Cuide da qualidade e lembre-se de que o conteúdo também é importante. Empresas como a Dunkin’ Donuts, Ben and Jerry’s e Jamie Oliver, por exemplo, empregam recursos como o stop-motion, time lapse e muito bom humor em vídeos curtos. Essas empresas são uma boa escola com lições sobre o que se deve fazer quando o assunto é vídeo no Instagram.
4. Transmita ao vivo:
O recurso de transmissão ao vivo do Instagram chegou ao Brasil no início de 2017. Com ele, você poderá fazer transmissões em tempo real, realizar sorteios promover produtos e contar histórias bacanas para inspirar os seus consumidores.
5. Interaja com os seguidores:
Assim como em qualquer rede social, você deve conversar com os seus seguidores no Instagram, responder suas dúvidas com tranquilidade e educação, amenizar seus anseios e fazer de tudo para realizar seus desejos de obtenção dos produtos da sua loja virtual.
Levar o público para a sua loja virtual é o propósito de todas as ações de divulgação que você fizer no Instagram. Por isso, lembre-se de que o seu site e-commerce deve ter escalabilidade para suportar o tráfego e não frustrar os seus consumidores.
Por fim, o Instagram é um aplicativo concebido para uso em dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS, o que significa que ele pode e deve ser usado para captar mais leads no crescente mercado M-commerce.