Produção de conteúdo para blog e-commerce é uma atividade que tem como finalidade atrair leitores, transformá-los em consumidores e, em longo prazo, em fregueses da sua loja virtual.
Como todas as demais atividades relacionadas a administração de um e-commerce, a produção de conteúdo tem grandes desafios, dentre os quais posso citar estes 5, confira:
1. A preparação para a criação do conteúdo:
Uma das fases mais difíceis da produção de conteúdo é a de preparação, na qual o redator precisa pesquisar, ler, ouvir, assistir, vivenciar e absorver as informações pertinentes ao assunto que deseja escrever. Essa fase também requer um tempo de maturação, que servirá para a criação de conexões (na mente do redator) entre as informações pesquisadas. Trata-se de uma etapa que consome muita energia mental e que, se não for realizada adequadamente, os textos finais ficam muito superficiais e desinteressantes.
2. A criação e adequação do conteúdo aos diferentes públicos:
Tão logo a fase de pesquisa e preparação é concluída, o redator precisa produzir o conteúdo com base em diferentes tipos de personas ou públicos. Há, por exemplo, os públicos formados por gerações de consumidores e-commerce e os públicos formados pelas mais diferentes fases da Jornada de Compra do Consumidor. Cada um desses grupos de pessoas têm ideais, anseios e desejos distintos que precisam ser saciados com o conteúdo do texto a ser produzido pelo redator.
3. A obtenção da interação do público:
Os textos devem ser redigidos de tal forma que obtenham visualizações, leituras, curtidas, compartilhamentos e comentários no próprio blogue e-commerce e também nas redes sociais. O redator deve se colocar na pele do leitor para, assim, tentar imaginar se ele próprio gostaria de compartilhar com seus amigos e parentes o texto que pretende escrever. Além disso, o redator também deve ficar de olho nas estatísticas de leitura do blogue e-commerce, o que lhe ajudará a descobrir quais são os assuntos mais interessantes para o público.
4. O encaminhamento para as vendas:
Muito mais do que interação, os textos precisam encaminhar os leitores para as vendas. Nesse caso, você pode apostar que apenas a influência do seu blogue será suficiente para levar os leitores para as suas páginas de vendas ou você pode ser um pouco mais drástico e inserir links em palavras-chave ao longo do texto que levem os leitores diretamente para as páginas de vendas de produtos da sua loja virtual.
5. A fidelização do público:
Vender uma vez, contudo, não é tudo. O redator precisa trabalhar para fidelizar o leitor, ou seja, ele deve fazer com que o leitor retorne outras vezes ao blogue e para as páginas de vendas da sua loja virtual. Por isso, a produção de conteúdo deve ser contínua. Mesmo em períodos de crise deve-se continuar anunciando com conteúdos bem elaborados, pois isso manterá a sua marca sempre na mente e no coração do consumidor.
Dados esses desafios, que não são poucos, é importante que o administrador de e-commerce saiba selecionar um redator adequado para a função, o que poderá ser alguém com formação no ramo de Comunicação (Jornalismo, Marketing, Relações Públicas, etc.). Isso, no entanto, não é uma regra, uma vez que é possível encontrar bons redatores em outras áreas.
O administrador pode investir, ainda, não apenas em um, mas em um grupo criativo de redatores, os quais poderão gerar uma alta quantidade de conteúdo para o blog, o que ajudará não apenas na conquista de uma excelente audiência, mas também em uma boa classificação SEO no Google e em outros sites de pesquisa.