5 cursos para quem quer se tornar um empreendedor de e-commerces

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Aprenda a desenvolver produtos e serviços e a lança-los em um comércio eletrônico!

ecommerce

Em “Qual a diferença entre empreender e administrar e-commerces” eu explico que empreendedor é aquele profissional responsável por visualizar e planejar o futuro de uma empresa, uma figura essencial no e-commerce, que é uma área que está em constante mutação.

O empreendedorismo não é uma qualidade que vem de berço em apenas alguns privilegiados, ao contrário, qualquer pessoa pode desenvolvê-la ao longo da vida por meio de treinamentos. Por isso, para ajudar os que querem seguir por este caminho eu venho aqui propor estes 5 cursos, confira:

1. Curso de Plano de Negócios:

O planejamento é uma das etapas mais fundamentais do trabalho de um empreendedor. A ferramenta mais popular nesse quesito é o Plano de Negócios, sobre a qual você pode realizar cursos em instituições como o Sebrae e Senac, por exemplo. No artigo “Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce” eu faço uma breve introdução sobre o tema. Vale a pena ler!

2. Curso de desenvolvimento de produtos e serviços:

É trabalho do empreendedor inovar, criar novos produtos e serviços e, com eles, abrir novos mercados ou competir em mercados já existentes. Para esse caso, vale a pena fazer cursos como o de “Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Serviços” (disponível gratuitamente no site Veduca) produzido pelo engenheiro mecânico formado pela USP, Henrique Rozenfeld.

3. Curso de empreendedorismo da ONU:

O curso Empretec desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil pelo Sebrae oferece 60 horas de capacitação/imersão teórica e prática em empreendedorismo. Mais de 230 mil pessoas já passaram por esse treinamento em território nacional. O curso aborda questões como persistência, oportunidade, qualidade, comprometimento, persuasão e outras características que um empreendedor precisa desenvolver.

4. Curso de empreendedores mirins da ComShool:

A ComShool conta com o Curso de Empreendedores Mirins, único no Brasil a oferecer formação no ramo para pessoas com menos de 18 anos de idade. Nesse treinamento, o aluno aprende a criar um negócio na internet de forma divertida.

5. Curso de acesso ao capital:

Além de criar um produto ou serviço, o empreendedor precisa captar fundos para lança-lo no mercado seja por meio de uma loja virtual ou loja física. Para isso ele deve saber como acessar o capital. Na web é possível fazer cursos de acesso ao capital como o da Inovativa, que já foi realizado ao vivo na web e hoje está disponível para acesso de forma assíncrona online. Esse treinamento possui uma série de vídeos curtos, materiais complementares e discussões em fórum.

Desenvolver habilidades de empreendedor irá ajudá-lo a manter o seu negócio e-commerce sempre com um pé na inovação, o que evitará a falência por falta de acompanhamento das mudanças do mercado e do próprio setor de e-commerce.