Ao enorme e veloz acúmulo de dados não estruturados (desorganizados) e estruturados (organizados e mais fáceis de recuperar) que se acumulam diariamente em servidores de bancos de dados de todo o mundo dá-se o nome de Big Data.
O Big Data tem como características:
• Velocidade: rapidez com que os dados são gerados
• Volume: enorme quantidade de dados gerados
• Variedade: multiplicidade dos formatos dos dados
• Veracidade: grau de fidelidade dos dados
• Valor: importância que esses dados têm para quem os acumula
No universo e-commerce, o Big Data está relacionado às estatísticas acumuladas de lojas virtuais, de softwares de CRM, ERP e WMS, de programas como o Google Analytics, de sistemas como os de envio de E-mail Marketing, de pesquisas e estudos do setor ou nicho de negócios, entre outras.
Tais informações podem conferir muitas vantagens ao seu comércio eletrônico. Eis algumas delas:
1. Insights
Ao analisar as estatísticas dos seus variados bancos de dados é possível encontrar soluções para promoções, ideias para descrições de produtos, melhores posicionamentos para botões e outras otimizações.
2. Antecipações
O estudo dos números provenientes do Big Data e-commerce lhe permitirá antecipar-se aos problemas e evitar erros e gargalos que possam custar muito caro para a sua empresa.
3. Inovações
A verificação constante das estatísticas do Big Data confere um poder de conscientização sobre o setor de negócios acima da média, know-how este que pode ser usado para criar novos produtos e serviços rentáveis.
4. Previsões
A observação dos números dos bancos de dados proporciona a chance do empreendedor prever mudanças no mercado e, assim, tomar decisões melhores do que as decisões dos concorrentes.
Para saber mais sobre o uso do Big Data no comércio eletrônico acesse e leia “Como simular cenários de negócios para o seu e-commerce” e “Buyer persona para e-commerce”. Use os números ao seu favor e se destaque no mercado.