Existem basicamente duas formas de conseguir assinantes para a sua lista de E-mail Marketing: a forma certa e a forma errada. Vou ensinar as duas apenas para você se conscientizar a respeito e utilizar somente o jeito correto de fazer isso, ok?
Indo direto ao ponto, o jeito errado é ir até o chamado “mercado alternativo” e comprar uma lista pronta com “zilhões” de e-mails. Comece a enviar mensagens para as pessoas dessa lista e logo receberá feedbacks como ameaças de processos e até de morte. Resumindo: fique longe dessas listas prontas, combinado?
Agora vamos para o modo correto que vai lhe ajudar a obter os primeiros 10 mil assinantes de E-Mail marketing para e-commerce, confira:
• Faça por onde! (+ 250 e-mails)
Tenha uma loja virtual e um blog implantados sob uma plataforma escalável como a Vtex. Use links patrocinados para conquistar audiência. Empregue squeeze pages e formulários de captura para conseguir os primeiros e-mails.
• Apele para os parentes e amigos! (+ 500 e-mails)
Diga aos seus avôs, pais, tios, primos, sogra, sogro e outros familiares, bem como aos seus amigos de bairro, escola, faculdade, igreja, etc., que você tem uma loja virtual e que eles precisam entrar na sua lista para receber novidades.
• Onde quer que você vá! (+ 1000 e-mails)
Nos congressos, feiras e workshops; nas reuniões de igreja, faculdade e condomínio; na academia, mercado ou padaria; onde quer que você vá, esteja sempre preparado para anotar o e-mail de alguém interessado no seu negócio.
• Use truques automatizados! (+1500 e-mails)
Crie formulários de captura de e-mails que se sobreponham às páginas automaticamente quando os visitantes entrarem ou saírem do seu blog e-commerce ou da sua loja virtual.
• Crie uma isca digital! (+ 2000 e-mails)
Desenvolva um presente de alta qualidade (isca digital), o qual poderá ser um e-book com informações valiosas, por exemplo, e forneça-o gratuitamente para todos que aceitarem entrar para a sua lista de E-mail Marketing.
• Produção de conteúdo para terceiros! (+ 2500 e-mails)
Trabalhe com Link Building. Escreva textos para outros blogs da sua área e insira neles links para a sua própria loja virtual e blog, os quais já possuem formulários e squeeze pages prontos para a obtenção de novos assinantes.
• Produza conteúdo para o seu blog e-commerce! (+ 3000 e-mails)
Crie conteúdo periódico (de preferência diário ou semanal) para o seu próprio blog e-commerce. Divulgue nas redes sociais. Quanto mais leitores, mais potenciais assinantes para a sua lista de e-mails você terá.
Invista, portanto, em ações éticas que envolvam a aceitação/autorização das pessoas para incluí-las em sua base de E-mail Marketing. Por fim, tome o cuidado de manter opções de “Opt-out” bem visíveis para as pessoas que quiserem sair da sua lista. Saiba mais sobre isso no artigo “O que é Opt-out no E-mail Marketing para e-commerce?”.