3 tipos de plataforma e-commerce

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Pese as características de cada uma delas antes de escolher aquela com a qual implementará a sua loja virtual!

3 tipos de plataforma e-commerce

Existem basicamente três tipos de plataforma e-commerce no mercado, dentre os quais você empreendedor que pretende criar uma loja virtual em breve terá que escolher um. Observe a seguir as diferenças entre cada um deles antes de tomar a sua decisão:

1. Plataforma e-commerce tipo “Low-end”:

– Aluguel com pagamento mensal

– Implementação rápida

– Aluguel é comercializado em planos ou pacotes

– O preço de cada pacote varia conforme o movimento da loja virtual

– Baixo custo de implementação

– Baixo poder de personalização

– A desenvolvedora da plataforma oferece suporte

– Baixa dependência de equipe de Tecnologia da Informação (TI)

– Administração e intervenções podem ser feitas pelo dono da loja

– A hospedagem é estabelecida pela desenvolvedora da plataforma

– Escalabilidade ruim

 

2. Plataforma e-commerce tipo “High-end”:

– Alto poder de personalização com código CMS livre

– Alto custo de implantação

– Alto custo de manutenção

– Desempenho compensa o custo

– Implementação lenta

– Requer equipe profissional para intervenções

– Alto poder de escalabilidade

– Omni-channel

– Alto poder de integração de extensões

– Integração com CRM, ERP, WMS e outras plataformas

– Extensões produzidas por desenvolvedores parceiros

 

3. Plataforma e-commerce tipo “Open Source”:

– Código fonte aberto, o que permite adaptações profundas

– Código grátis

– Requer download, instalação e adaptação do código

– Equipe de TI para implantação e suporte pode custar muito caro

– Alto poder de personalização

– Alto poder de integração de extensões

– Alta disponibilidade de extensões criadas por fornecedores parceiros

– Integração com CRM, ERP, WMS e outras plataformas via API

– Implementação lenta

– Requer suporte de TI avançado

– O usuário estabelece a hospedagem onde desejar

– Requer equipe profissional para realização de intervenções

– Escalabilidade e segurança requerem cuidados extra

A tendência entre a maioria dos empreendedores que têm aberto lojas virtuais é optar por uma plataforma Low-end, cujo custo de implementação é o mais econômico.

Além de ser mais barata no início, as plataformas Low-end são fáceis de utilizar. O próprio empreendedor ou administrador da loja virtual pode fazer intervenções no layout sem dificuldades.

No entanto, na medida em que a loja virtual ganha força e espaço no mercado, começam a surgir problemas como o de escalabilidade, o que requer a instalação de extensões e aplicações mais avançadas e personalizadas, as quais uma plataforma Low-end não conseguirá atender. Isso fará com que você veja seus concorrentes o ultrapassarem com facilidade e ficarem com a maior e melhor fatia do mercado dentro do seu nicho de negócios.

Quando a questão é a escalabilidade, uma plataforma do tipo high-end é melhor opção que uma low-end e do que uma Open Source, pois permite a livre realização de upgrades e customizações, com menos complicações e maior agilidade.

Portanto, antes de escolher a sua plataforma e-commerce, procure pensar nos resultados que pretende alcançar em longo prazo, isto é, você terá que decidir se quererá no futuro uma loja virtual mediana ou se pretende ser um líder dentro do seu nicho de mercado.