Quem acompanha este blogue da agência de Marketing Digital E-Plus já sabe que o Adwords é um programa de anúncios pagos do Google, o qual você lojista virtual pode usar para divulgar seu e-commerce na web.
Existem, basicamente, duas formas para você divulgar seus anúncios por meio do Adwords:
1. Rede de Pesquisa: os seus anúncios são veiculados nas quatro primeiras e nas três últimas posições (com destaque) dos resultados das buscas de palavras-chave que os internautas fazem no Google.
2. Rede de Display: os seus anúncios são veiculados nos blogues, sites, vídeos, caixas de e-mail do Gmail e em diferentes mídias dos chamados parceiros do Google.
Para que você possa divulgar mais com menos dinheiro, selecionei três segredos do Google Adwords que farão bem para a sua loja virtual. Confira:
1. Acione as palavras-chave negativas
Suponhamos que você venda projetores novos em sua loja virtual e quer evitar que internautas que procuram projetores usados, antigos ou de outro tipo vejam e cliquem sobre os seus anúncios. Para fazer isso, basta acionar palavras-chave negativas como “-usados”, “-antigos”, “-seminovos”, etc., no campo apropriado do sistema Adwords.
Ao fazer isso, você impede que pessoas que não têm interesse no seu produto cliquem sobre o seu anúncio e, assim, reduz os custos da sua campanha.
2. Execute o anúncio somente se o SEO não estiver bem
Tente trabalhar as suas campanhas SEO e Adwords simultaneamente. Use um programa como o SemRush, por exemplo, que lhe permita verificar o ranking da sua página para uma determinada palavra-chave nos resultados de pesquisas do Google.
Digamos que a palavra-chave “projetor Epson” esteja na primeira página dos resultados orgânicos. Verifique se ela está gerando visitas e vendas na sua loja virtual. Se estiver, cancele o anúncio pago que tenha a mesma palavra-chave para diminuir seus custos de campanha.
3. Desative a Rede de Display se for iniciante
Caso você seja um iniciante no Adwords e no e-commerce, evite trabalhar com a Rede de Display. Ela pode sair mais em conta para você em curto prazo, no entanto, os seus anúncios poderão ser exibidos em sites ruins, os quais farão com que a sua loja virtual tenha a reputação arranhada desde o início.
Lembre-se, por fim, que o objetivo de uma campanha de links patrocinados não é o Índice de Qualidade dos anúncios (apesar de isso ser muito importante), mas a capacidade de conversão de vendas e o lucro da sua empresa no final das contas.