Você empreendedor que quer aumentar a participação da sua loja virtual em motores de buscas como o Google, Yahoo e Bing, entre outros, deve aprender a usar técnicas de SEO On Page e SEO Off Page. Confira algumas que selecionei a seguir:
SEO on Page:
1. Mantenha um blog: publique posts periodicamente no blog e-commerce para atrair o público que faz pesquisas nos sites buscadores;
2. Tenha uma boa plataforma e-commerce: sistemas como o Vtex facilitam a inserção de parâmetros SEO nas páginas de produtos;
3. Use “Long Tail”: palavras-chave do tipo “cauda longa” ajudam os buscadores classificarem seu blog e sua loja de forma semântica;
4. Crie conteúdos grandes e relevantes: textos com alto número de palavras e alto poder de compartilhamento são mais facilmente indexados;
5. Use bons links: links internos melhoram a navegabilidade do leitor e links para sites externos revelam aos buscadores quem são suas referências;
6. Ponha títulos pequenos: buscadores reservam 55 caracteres aos títulos. Se usar mais, o título sairá cortado e o leitor não conseguirá entende-lo;
7. Descreva as imagens: ponha palavras-chave também nas suas fotos para que os buscadores possam classifica-las corretamente;
8. Seja veloz: páginas que demoram mais do que um par de segundos para a abrir costumam ser ignoradas pelos internautas.
SEO off Page:
1. Submeta seus sites aos motores de buscas: informe aos sites de pesquisa que a sua loja virtual existe para que eles possam indexá-la;
2. Invista em guest-posts: escreva como convidado para sites relacionados ao seu negócio e insira links para a sua loja no meio dos posts;
3. Use as redes sociais: obtenha mais capital social, fortaleça sua boa reputação no mundo e-commerce e ganhe links por influência;
4. Patrocine eventos: insira o logo da sua loja virtual em eventos importantes e mostre que tem cacife;
5. Seja entrevistado: fale como CEO da sua loja virtual para a mídia. Mostre como a sua loja está empenhada em evoluir. Ganhe audiência e links;
6. Concorra a prêmios: se a loja virtual vence concursos dentro da área de atuação, a credibilidade aumenta e os links de fora para dentro também;
7. Contrate uma assessoria de imprensa: ponha a loja virtual nos jornais e revistas do setor, o que aumentará sua popularidade e os links externos;
8. Crie um canal de vídeos: use o YouTube para produzir um canal de vídeos com alto poder de viralização e ganhe links aos montões.
Trabalhe todos os dias em ambas as frentes, isto é, tanto no SEO On Page quanto no SEO Off Page, para obter resultados melhores e mais rápidos para a sua loja virtual.