Como prometi no final do artigo“Importância da boa reputação no e-commerce”, hoje vou mostrar como fazer com que as pessoas olhem para a sua loja virtual e tenham uma opinião favorável sobre ela.
A opinião favorável que os outros têm acerca do seu e-commerce é fundamental para criar um “campo gravitacional” de captura, fidelização e engajamentode colaboradores, fornecedores, clientes, investidores e parceiros.
Desenvolver esse “campo gravitacional” não é tão fácil e nem tão rápido, no entanto, vale a pena. Para conseguir fazê-lo, invista em:
– Boas práticas de comunicação
Além de expor sua cultura organizacional, apresente seus endereços, telefones, e-mails e outros meios de contato para gerar credibilidade.
– Boas práticas de segurança
Aumente a segurança do seu e-commerce contra roubos de informações e outros riscos por meio dos selos e certificações equivalentes.
– Boas práticas de relacionamento
Tenha um bom serviço de pós-venda e use todas as soluções de atendimento que puder. Treine seus colaboradores para o foco no cliente.
– Boas práticas de Design
Padronize aplicativo, blog e-commerce e loja virtual conforme a Teoria do Design. Evite a dubiedade, que causa incerteza e destrói a reputação.
– Boas práticas de programação
A plataforma usada para estruturar sua loja virtual deve oferecer uma programação tal que gere agilidade nas operações internas e externas.
– Boas práticas de divulgação
Cuide bem do SEO, contrate uma agência de Marketing Digital se precisar, mas não descuide das outras formas de divulgação.
– Boas práticas de entrega
Entregue o mais rápido possível e jamais ultrapasse o dia combinado. Uma das tendências nessa área são as empresas de entrega rápida.
– Boas práticas de administração
Um administrador organiza atividades cotidianas, oferece suporte aos colaboradores e melhora o relacionamento com fornecedores e parceiros.
– Boas práticas de empreendedorismo
O empreendedor inventa o futuro ao criar ou aproveitar novos mercados e, além disso, estabelece uma aura de inovação que atrai as pessoas.
O maior segredo para construir uma boa reputação no e-commerce, no entanto, é o mesmo que transforma o carbono em diamante na natureza, isto é, uma mistura de alta temperatura, pressão e tempo.
Em outras palavras, para que a sua loja virtual tenha as opiniões mais favoráveis do seu nicho de negócios é preciso que ela seja “quente” (interessante) para o seu público-alvo e que possua capacidade para suportar as pressões econômicas e adversidades por um longo período de tempo.Aliás, quanto maior o tempo de operação, maior a tradição e maiores as chances de sucesso.