Há basicamente duas formas de fazer com que a sua loja virtual seja encontrada em buscadores como o Google. Uma delas é via links patrocinados e a outra é por meio das pesquisas orgânicas.
Quando trabalhamos com pesquisas orgânicas, por sua vez, precisamos focar nos parâmetros SEO, os quais fazem com que as páginas do seu e-commerce sejam melhor ranqueadas pelos motores de buscas e mais facilmente encontradas pelos internautas, o que vai lhe ajudar a vender mais.
Neste contexto, quero abordar agora 10 parâmetros SEO fundamentais para a sua loja virtual. Para tanto, vou adotar o exemplo de um e-commerce de chinelos. Confira:
– Descrição de produtos
O ato de copiar o conteúdo descritivo de produtos do fabricante e cola-lo nas páginas de produtos das lojas virtuais é uma das maiores tendências no universo e-commerce.
Esse processo, contudo, gera centenas de páginas duplicadas na web e faz com que o Google despreze a maioria delas, o que você não quer que ocorra com sua loja virtual de chinelos, não é mesmo?
A solução é criar conteúdo original com textos, imagens, áudios e vídeos. Isso enriquece a sua página, elimina as duplicações e aumenta as suas chances de aparecer nas pesquisas.
No meio do conteúdo, insira as palavras-chave Head, Short e Long tail, que comento nos tópicos seguintes.
– Palavras-chave “Head tail”
As pessoas usam palavras-chave para encontrar o que precisam. Ao digitarem “chinelos” no Google, por exemplo, elas expressam um desejo genérico. Isto é, elas sabem que querem um chinelo, mas ainda não sabem qual. Querem escolher só depois de acessarem um site e-commerce do ramo.
Essas palavras-chave genéricas chamadas “Head tail”, que definem um nicho, são as que possuem o maior volume de buscas, porém, com interesse de compra baixo.
– Palavras-chave “Short tail”
Quando alguém digita “chinelo havaianas” no Google, ele está realizando uma pesquisa com palavra-chave “Short tail”, as quais englobam dois ou três termos, o que as tornam mais específicas. Elas demonstram que o internauta quer comprar um produto de uma determinada marca, tamanho ou com outra variável. Neste caso, o volume de buscas e o interesse de compra são médios.
– Palavras-chave “Long tail”
As palavras-chave do grupo “Long tail” representam os desejos mais exclusivos dos internautas. São, comumente, expressas em pequenas frases como “quero comprar um chinelo rider tamanho 43” ou “chinelo ipanema número 35 para mulher” e/ou ainda “comprar chinelo adidas feminino duramo slide”.
Esse tipo de pesquisa descreve a marca, o nome do produto, as dimensões e outras características muito especiais, que demonstram que a pessoa já sabe o que quer e, portanto, está prestes a fazer uma compra. O volume de buscas é menor, contudo, o desejo de comprar é o maior possível.
No artigo “Como escolher palavras-chave SEO para o seu e-commerce” eu menciono várias ferramentas que lhe ajudarão a entender como os seus produtos são procurados no Google. Cabe a você usar essas ferramentas para descobrir as palavras-chave Head, Short e Long tail mais relevantes para o seu negócio.
– URLs amigáveis
As plataformas de e-commerce geram uma URL automática, geralmente com números, toda vez que você cria uma nova página na sua loja virtual.
Mas é possível fazer muito melhor do que isso quando o assunto é SEO. Você pode inserir, por exemplo, as palavras-chave Head, Short ou Long tail nas URLs de cada página de produto. Evite repetições, é claro.
Quando criar novas páginas ou sistemas de filtros, certifique-se de que a sua plataforma não esteja criando URLs duplicadas, pois isso pode fazer com que suas páginas percam posições no ranking das buscas.
– Metatags
São linhas de comando inseridas no código HTML de uma página web, o que facilita a sua indexação. No post “Qual a importância das metatags SEO para a sua loja virtual?” eu exponho algumas delas. Desconsidere, contudo, a metatag “keywords”, pois apesar de servir para buscadores como o Bing, ela ficou obsoleta para o Google.
– Metadescriptions
Trata-se de um resumo de 150 a 156 caracteres que explica o conteúdo de uma página. Este resumo é mostrado nos resultados de buscas logo abaixo do título e da URL. Ele deve conter a palavra-chave mais importante para a página e gerar interesse no internauta. Leia mais sobre isso no artigo “O que são metadescriptions SEO para e-commerce?”.
– Relacionados
Crie um sistema de links internos que conecte os produtos que têm relação uns com os outros na sua loja virtual. Isso ajudará o Google perceber quais páginas têm maior importância para o internauta que está em busca de algo dentro do seu site.
No nosso exemplo de loja virtual de chinelos, um produto relacionado poderia ser um enfeite para o tornozelo ou um chaveiro da marca, entre outros.
– Pense localmente
Se você tem uma loja física em um determinado bairro ou cidade, descubra palavras-chave correspondentes como “chinelo em sp”, “comprar chinelo em Vila Mariana”, “chinelo no bairro do Ipiranga” e use-as no conteúdo, nas URLs, nas metatags, onde for possível.
Caso você queira comercializar seus chinelos em todos os cantos do país, descubra e use as palavras-chave mais usadas pelas pessoas em cada cidade ou estado brasileiro quando querem comprar chinelos.
Recentemente, o Google assinalou que pretende reforçar os anúncios de links patrocinados locais, uma tática que pode ser combinada com a sua estratégia SEO. Saiba mais sobre esse tema no artigo “Loja física integrada à loja virtual poderá anunciar no Google Maps”.
– Link Building
É o processo lincagem interna e de captação de links externos para as páginas da sua loja virtual ou blog e-commerce. Uma das técnicas de Link Building externo é o chamado Guest Post, que é um conteúdo criado por você (com links que apontam para determinadas páginas do seu site e-commerce) para publicação em blogues e sites de terceiros.
Buscadores como o Google “veem” o link como um indicativo de relevância para a palavra-chave que ele abrange. Por isso, dentro do nosso exemplo, ao criar um Guest Post, inclua palavras-chave como “chinelo feminino”, “chinelo havaiana”, entre outras, e insira sobre elas um link para a página de produto específica da sua loja virtual.
O SEO é um trabalho que deve ser realizado diariamente pelo tempo que durar a sua loja virtual. Não há como negligenciar esse fator para obter sucesso no comércio eletrônico. Por isso, mãos à obra, amigos e amigas!