No início de 2015, eu já havia publicado aqui no blog da agência e-commerce E-Plus o post “Pesquisa revela hábitos do consumo de mídia no Brasil” com dados prevalentes de 2014 e agora trago informações recentes.
O novo estudo “O consumidor de mídia brasileiro” do Target Group Index conta com dados mais atuais, posto que foi feito entre setembro e outubro de 2015, período em que mais de 20 mil pessoas foram entrevistadas para o projeto.
A seguir, apresento 10 números sobre o comportamento dos usuários de televisão, rádio, internet, revistas e jornais que coletei deste estudo. Confira:
– 37% dos entrevistados navegam na web e assistem TV ao mesmo tempo
– 61% dos telespectadores gostam de ver e falar sobre propagandas
– 44% ouvem rádio diariamente
– 18% ouvem rádio via smartphone
– 64% dos internautas usaram web via smartphone em período de 30 dias
– 82% dos internautas usaram redes sociais em período de 7 dias
– 40% dos entrevistados confiam nos jornais para se manterem informados
– 52% dos leitores de jornais são homens
– 61% dos leitores de revistas são mulheres
– 40% prefere ler sobre “Saúde e qualidade de vida” nas revistas
A primeira coisa que salta aos olhos para nós que trabalhamos no comércio eletrônico são as altas porcentagens de uso de smartphones e de redes sociais, o que vai de encontro às tendências e-commerce para 2016. Neste contexto, gostaria de ressaltar a importância do uso de links patrocinados (principalmente em redes sociais como o Facebook) para atrair consumidores para a sua loja virtual e também para a sua fanpage.
Além disso, esta pesquisa sobre o consumidor de mídia brasileiro expõe detalhes interessantes como a preferência das mulheres pelas revistas ao invés dos jornais. Diante dessa informação, se você tem uma loja virtual com produtos de saúde e qualidade de vida para as mulheres, vê-se logo que as revistas são o meio impresso ideal para anuncia-la, não é mesmo?
Pois bem, para finalizar, proponho-lhe uma tarefa: tente extrair (acerca dos números deste estudo) outras considerações que poderão lhe ajudar a melhorar o seu e-commerce. Se puder compartilhar as suas conclusões conosco nos comentários logo abaixo, desde já eu agradeço! Por hoje é isso! Até o próximo post!