A equipe multidisciplinar da agência de Marketing Digital E-Plus – inspirada pelos deuses do comércio eletrônico –organizou alguns preceitos que você deve pensar em seguir para se dar bem ao montar e manter uma loja virtual. São os 10 mandamentos sagrados e definitivos do e-commerce. Confira:
1 – Amarás seus clientes sobre todas as coisas e situações do e-commerce
Os clientes são a razão da existência da sua loja virtual, por isso, descubra e ofereça constantemente soluções para seus medos e para seus desejos de desempenho. Ouça-os, pesquise-os e dialogue com eles. Isto é, ame-os!
2 – Planejarás seu e-commerce antes de mais nada
Planejar é fundamental, pois possibilita a criação de protótipos e o aperfeiçoamento da ideia original de forma econômica e, além disso, evita que você lance uma loja virtual sem ter garantias de que ela fará sucesso.
3 – Manterás teu cargo de empreendedor e líder que olha para o futuro
Depois de criar um negócio “A”, inove e crie um negócio “B”. Assim, quando a demanda pelo negócio “A” cair, você já terá um negócio “B” bem desenvolvido,que manterá o seu lucro e sustentará a sua empresa.
4 – Contarás com os serviços de um ótimo administrador profissional
Se não tiver dom para contas, projeções e organização de documentos, processos e pessoas, contrate um administrador, que manterá o crescimento e afastará a chance de falência do seu e-commerce.
5 – Venderás um produto de entrada em lojas virtuais novas
Comercialize um produto de entrada (de baixo custo e alto valor) nos seus e-commerces novos com o objetivo de quebrar a resistência que o e-consumidor possui de comprar em lojas virtuais que ainda não conhece.
6 – Escolherás uma plataforma e-commerce escalável
Pense no futuro da sua loja virtual. No momento em que as vendas aumentarem, a sua plataforma e-commerce deve ser capaz de suportar com folga e oferecer recursos eficazes para uma expansão de qualidade.
7 – Inspirarás, expirarás e transpirarás credibilidade
Use todos os meios possíveis como selos e certificações de segurança, endereços e meios de contato bem à vista e outros métodos para mostrar que a sua loja virtual é altamente confiável.
8 – Anunciarás em períodos favoráveis e mais ainda em períodos de crise
O chavão “a propaganda é a alma do negócio” continua em voga, só que agora no Marketing Digital, cujos recursos você deve usar principalmente nas crises para se manter na mente e no coração dos consumidores.
9 – Reunirás e interpretarás dados de acessos antes de tomar decisões
Empregue ferramentas como o Google Analytics, softwares ERP e WMS, entre outros, para monitorar os acessos dos seus consumidores. Aprenda a interpretar esses dados e use-os para tomar decisões mais acertadas.
10 – Otimizarás seu negócio e-commerce em todos os setoresperiodicamente
Use os dados estatísticos obtidos por meio da sua tecnologia de monitoração para aperfeiçoar sua loja virtual. Reveja, ainda, a sua cadeia de valor constantemente com a finalidade de diminuir custos e aumentar o lucro.
Bem, aí estão os 10 mandamentos sagrados e definitivos do e-commerce – inspirados pelos deuses do comércio eletrônico.Será que depois disso eu posso pedir um “Amém”? Posso pedir um “Amém”, produção?