Trabalho há muitos anos em uma agência de e-commerce e sei bem que boas ferramentas são úteis nesse ramo. Elas ajudam a organizar e equilibrar o negócio. Por isso, preparei esta lista com 10 ferramentas para auxiliar na construção e otimização do seu comércio eletrônico. Confira:
Ferramentas de planejamento para otimizar e-commerce
As ferramentas de planejamento permitem sobretudo organizar sua loja virtual e sua estrutura física externa. Elas são ideais para quem está em fase de planejamento de e-commerce:
• Business Model Canvas: auxilia o empreendedor a criar um planejamento estratégico da infraestrutura física, das finanças, dos produtos a serem comercializados e do público-alvo;
• Plano de Negócios para e-commerce: ajuda o empreendedor a organizar a cultura empresarial e as informações gerais do negócio. Ele também permite realizar uma análise de mercado, um plano de marketing, um plano operacional e um plano financeiro. Além disso, ele pode ajudar você a prever cenários futuros e a fazer avaliações estratégicas.
Plataformas de E-commerce
As plataformas de e-commerce possibilitam criar e administrar lojas virtuais. Na e-Plus, nós trabalhamos somente com plataformas que viabilizam o desenvolvimento de um Design original e exclusivo. Eis algumas delas:
• Plataforma Ciashop: é acessível, completa e pronta para atender desde médios a até grandes varejistas online. Ela fornece escalabilidade e conta com meios profissionais para acompanhamento do crescimento da loja virtual;
• Plataforma Vtex: é referência global em e-commerce. Trata-se de uma das soluções omnichannel mais completas do mercado. De fato, ela fornece toda a estrutura necessária para um projeto de e-commerce de alto desempenho.
Ferramentas de divulgação
Aa ferramentas de divulgação servem para expor a loja virtual e os seus produtos diretamente ao público-alvo:
• Google Ads: sistema de links patrocinados baseado em leilões de palavras-chave no motor de buscas do Google. Funciona assim: o dono do e-commerce compra com créditos (em um leilão online) os espaços nos quais pretende anunciar. Os créditos são descontados somente quando os clientes clicam nos anúncios;
• Mail Chimp: um dos aplicativos de E-mail Marketing mais utilizados no mundo. Ele possibilita automatizar o envio de newsletters, analisar perfis de assinantes, criar formulários e e-mails personalizados. Ademais, com ele é possível trabalhar com segmentação, entre outras características importantes para fidelizar e-consumidores.
Ferramentas de análise
As ferramentas de análise são uma mão na roda para quem pretende otimizar e-commerce. Confira duas delas:
• Google Analytics: integra-se com o Google Ads e com o site com a finalidade de gerar estatísticas de acessos, de conversões, retorno das campanhas e outras métricas voltadas à otimização da loja virtual e do negócio como um todo;
• ERP: sistema Enterprise Resource Planning que centraliza os setores de compras, estoque, faturamento, logística, atendimento e outras operações do seu negócio. Com isso, você pode visualizar acessos, vendas e outros dados. Esses dados podem ser cruzados com as informações de outras ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, e ajudar a otimizar o seu negócio digital.
Ferramentas de logística
As ferramentas de logística lhe ajudam sobretudo a entregar os produtos com mais qualidade. Conheça algumas:
• Log+: serviço dos Correios com 8 soluções para a logística de um e-commerce como o seu. Você fecha um contrato com a estatal, que realiza a coleta, recebimento, armazenamento, preparação e entrega dos seus produtos para o consumidor final;
• Loggi: esta plataforma possibilita que o gerente de e-commerce encontre o motoboy mais próximo, acompanhe a entrega e saiba o valor final do serviço em tempo real. Ele permite reduzir os gastos com combustível e manutenção de equipamentos próprios.
Ah! Eu já ia me esquecendo. Você precisa cuidar do Design da sua loja. Designs exclusivos geram mais credibilidade e ajudam a aumentar as vendas. Por isso, aprenda a usar softwares de edição de imagens como o Photoshop e o CorelDraw ou terceirize o serviço com os profissionais de uma agência de E-commerce.