Uma pesquisa realizada pela WBI Brasil e citada pela Folha de S.Paulo demonstra que, ao pesquisarem produtos na internet, 64% dos internautas clicam apenas nos três primeiros resultados das buscas. Esse dado revela que, quem quer vender mais precisa estar no topo.
Mas não basta ser o primeiro. Além disso, os anúncios precisam refletir o desejo do internauta. Esta relevância é que vai fazer com que um prospect não apenas clique no anúncio, mas vá para a sua loja virtual com a intenção de compra.
Para que isso ocorra, é preciso escolher bem as palavras-chave dos nossos links patrocinados para e-commerce. Veja como nestas 10 dicas:
• Use ferramentas como os simuladores de cenários de negócios para conhecer melhor a conjuntura econômica local e as buyer personas para ter uma noção dos desejos do seu público-alvo;
• Abra o Google Trends e insira a palavra-chave que aborda a amplitude do seu comércio eletrônico. Se você tem uma editora, insira “livro”, por exemplo. O software vai lhe retornar termos mais específicos como “resumo de livro” ou “livro online”, que refletem os desejos do internauta ao fazer uma busca. Use isso a seu favor nos textos do seu blogue;
• Aposte no específico e não no genérico. Quanto mais específico você for, menor será a quantidade de buscas para uma palavra-chave. Porém, é na especificidade que se encontra exatamente o que um prospect pretende comprar. É aqui, também, onde você deverá colocar em prática a teoria da Long Tail para e-commerce;
• Combine o Google Trends com a ferramenta de palavras-chave do Adwords, SemRush e Übersuggest, entre outras, para entender melhor os desejos do seu público-alvo e, assim, lhe vender produtos equivalentes;
• Ao criar suas campanhas de links patrocinados para e-commerce, faça testes A/B e verifique quais termos possuem o melhor retorno de investimento e opte por eles;
• Preste bem atenção ao custo dos cliques em cada palavra-chave e verifique se vale a pena o investimento, isto é, observe se o retorno será compensativo;
• Observe que palavras-chave baratas, mas muito genéricas, podem até enviar milhares de internautas ao seu site e-commerce, porém, uma vez lá eles descobrirão que não é bem aquilo o que procuravam e sairão para, talvez, nunca mais voltarem;
• Às vezes, os internautas podem procurar o mesmo produto com palavras-chave diferentes. É o caso dos termos “software ERP” e “sistema ERP”, por exemplo. Escolha os que proporcionarem melhores resultados;
• Empregue aplicativos de gráficos do tipo “espinha de peixe” para criar grupos de palavras-chave para os diferentes produtos comercializados na sua loja virtual. Isso vai facilitar a visualização e agilizar a criação das campanhas;
• Mais ou menos como um software, as pessoas seguem um determinado script durante a vida. Isto é o que denominamos “hábitos”. Assim, as mulheres que engravidaram hoje, precisarão de um enxoval no futuro. Os calouros universitários de hoje comprarão livros específicos amanhã. Aprenda mais sobre os hábitos e aí você descobrirá do que realmente são feitas as palavras-chave.
Bem, que tal? Vamos tentar colocar em prática? Se precisar de ajuda, temos um departamento de links patrocinados para e-commerce aqui na Agência E-Plus. Fique à vontade para entrar em contato.